Conheça nossos objetivos

Principais Objetivos do Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade

  • Trabalhar a perspectiva social, ambiental e econômica da região por meio da cultura, visando à sustentabilidade.
  • Permitir a geração de conteúdo cultural e a integração cultural.
  • Pensar a cultura como elemento universal e como um elo com outros povos e culturas.
  • Unir a vocação local aos princípios de sustentabilidade.
  • Valorizar a cultura local:
    - Resgatar, preservar e difundir as manifestações locais por meio da programação e dos projetos realizados e apoiados pelo Centro.
    - Contribuir para a valorização e reconhecimento da identidade cultural local e, conseqüentemente, da brasileira.
  • Colaborar com projetos que visem aproximar a cultura da responsabilidade socioambiental

Quem somos

O Instituto Jatobás é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, cuja missão é influir para a ampliação da consciência e oferecer conhecimento para a construção de um caminho coletivo solidário e sustentável.

Desenvolvimento Sustentável é o ideal no qual acreditamos.
Um caminho que conduz as pessoas – e as cidades onde vivem – para o crescimento e evolução com qualidade.

O Instituto Jatobás faz uso de diversas estratégias para implantar o “Sistema Ecopolo de Desenvolvimento Sustentável”, a fim de melhorar o desempenho e a vocação econômica e socioambiental do Município, hoje e no futuro.

Nossa crença está fundamentada na qualidade das relações entre as práticas das pessoas e a capacidade de reposição dos recursos naturais do planeta.

Para nós, o maior desafio está em gerar as condições adequadas para garantir a justiça e qualidade de vida no Planeta Terra - hoje e amanhã.

Nosso ponto de partida é o Município de Pardinho, no Estado de São Paulo. O objetivo é proporcionar a sustentabilidade para muitas outras localidades.

O Instituto Jatobás iniciou o projeto Ecopolo de Desenvolvimento Sustentável na cidade de Pardinho, no interior do Estado de São Paulo, onde está localizada a Fazenda dos Bambus. Sua atuação ainda se concentra neste município, onde após um longo período de pesquisa e estudo da região, desenvolveu, implantou e operacionaliza programas e ações para promover o desenvolvimento sustentável. O propósito do Instituto Jatobás é replicar o conhecimento adquirido e a experiência acumulada para beneficiar outros municípios, a médio e longo prazo.

Para isso, o Instituto Jatobás investe também na sistematização e gestão do conhecimento gerado e deseja tornar-se referência para o desenvolvimento de comunidades que respeitam os recursos naturais. Com isso, pretende garantir a todos um futuro com condições justas de saúde, educação, abrigo, serviços e qualidade de vida.

Todo o trabalho é realizado através de um processo participativo, democrático e inclusivo. A ação do Instituto Jatobás é fundamentada no entendimento e na incorporação dos conceitos de desenvolvimento sustentável nas práticas pessoais, comunitárias e das organizações, sempre respeitando e atendendo às expectativas e interesses de todas partes envolvidas.

Diversas atividades, diferentes espaços e um só objetivo: garantir um modelo de desenvolvimento sustentável que assegure maior bem estar, hoje e amanhã.

O Instituto Jatobás criou várias frentes de atuação através do Sistema Ecopolo de Desenvolvimento Sustentável. E, em Pardinho, berço de sua atuação, conta com a Fazenda dos Bambus e o Centro Max Feffer Cultura & Sustentabilidade, onde desenvolve parte de suas atividades. As jóias criadas por sua Presidente, Betty Feffer, são feitas a partir do bambu e parte da renda obtida com sua venda também colaboram para iniciativas do Instituto Jatobás.


 Projeto Arte Coletiva Pardinho - Ciclos 1, 2 e 3: Patrocínio Bradesco

MAPA DO SITE

CONTATO

Praça Ademir Rocha da Silva, s/nº
Pardinho – SP
18640-000

14 3886.1491

© 2017 Instituto Jatobás
Todos os direitos reservados.

Projeto: Ecobrain